COMO FUNCIONA

O princípio de funcionamento do CICERO pode ser resumido em um dispositivo de segurança altamente tecnológico e sem consumo de espera atuando diretamente no bloqueio e imobilização do veículo. Operando na inibição do funcionamento do motor e sem alterar partes eletrônicas sensíveis, o CICERO permite a proteção imediata do veículo pelo disparo da central de alarme, por chave-segredo ou ainda por comando recebido a partir de um módulo GPS/GPRS/3G.

Quando em disparo, o dispositivo impede a partida do motor permanentemente até que a central de alarme seja desativada por tempo ou pelo proprietário. O bloqueio é permanente quando acionada a chave-segredo ou quando é recebido comando do módulo GPS/GPRS/3G. O dispositivo em disparo consome apenas 120mA sem sirene se tornando um aliado aos sistemas embarcados do veículo poupando a bateria e não influenciando diretamente sobre os mesmos.

Basicamente, há dois modos de se bloquear um veículo, sendo o mais utilizado a interrupção da alimentação da bomba de combustível. Alternativamente, também é possível efetuar a imobilização do veículo ao interromper a alimentação da bobina de ignição. Outra maneira também bastante difundida entre fabricantes é interromper a alimentação para o motor de arranque do veículo. Todas as alternativas são viáveis e amplamente utilizadas no mercado, cabendo ao técnico instalador a escolha que melhor lhe convier desde que seja respeitado o limite de corrente máxima do dispositivo.
 
Para utilização da Célula Imobilizadora, é imperativo que o veículo possua uma central de alarme instalada e funcional. Esta central deve fornecer saída para setas (que piscam ao ativar e desativar a central e ao disparo) ou uma saída de pulso positivo contínuo ao disparo. Na ausência de uma das duas alternativas mencionadas anteriormente, inviabiliza-se a implantação da Célula Imobilizadora na versão LITE, podendo o cliente optar pelas versões Plus ou Premium, que possuem acionamento por chave-segredo ou via comando de módulo GPS/GPRS/3G.
 
Além do disparo seguido de bloqueio a partir do sinal das setas da central de alarme e por meio da chave-segredo, também é possível fazê-lo a partir do pulso positivo contínuo de um módulo GPS/GPRS/3G desde que esta função exista no sistema. Desta forma, quando você enviar para seu módulo GPS/GPRS/3G um comando de bloqueio, a Célula Imobilizadora efetua o corte/bloqueio da mesma forma como o faria nas condições de acionamento primárias (sinal das setas e chave-segredo) oferecendo um recurso extra e maior redundância.

Em módulos GPS/GPRS/3G que disparem pulso negativo contínuo, é necessário utilizar um relé auxiliar para acionar a Célula Imobilizadora com pulso positivo direto que pode ser coletado diretamente da linha B+ (positivo da bateria) para ser aplicado ao fio amarelo GPS+ para utilizar o recurso. 
 
Saiba mais sobre o CICERO: conheça as versões do dispositivo, vá para os downloads de manuais e esquemas elétricos, saiba quais veículos são compatíveis, conheça a FAQ ou entre em contato para solicitar uma proposta.

Instagram

Fotos e vídeos do Instagram